Back to Blog

Eu Amo Auto-Ajuda

Ao se falar de auto-ajuda a primeira ideia que normalmente vem a mente nem sempre é positiva e quase sempre lembra algo como “pílulas mágicas” questionáveis, entretanto faço aqui uma grande e importante distinção e como diz o ditado: uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa.

É possível afirmar que o assunto está separado (como água e óleo) em materiais recheados de conteúdo, ciência, metodologia, vivência, boas práticas e orientações que contribuem significativamente para a geração de resultados versus outros materiais criados simplesmente para vender, os famosos “caça níquéis” e que em 99% beiram ao mais puro charlatanismo – pois são escritos e produzidos por charlatões.

Na minha opinião é possível afirmar que a abordagem da auto-ajuda representa um dos passos mais poderosos, importantes e de maior maturidade pessoal e profissional para qualquer ser humano – que busca por si mesmo e de forma auto-responsável, ajuda!

Falem mal ou falem bem, a verdade é que a Auto-ajuda representa a atitude de assumir o protagonismo da vida e faz parte de uma caminhada percorrida por pouquíssimas pessoas nesta terra, algo conhecido como: autodesenvolvimento.

Infelizmente muitos acreditam que o autodesenvolvimento ocorre por osmose?Alguns tornam-se arrogantes e altivos, acreditando que não precisam mais aprender nada ou que tudo o que aprenderam é o suficiente para enfrentar os desafios de um mundo que muda tão rápido!

A história comprova que antes da Auto-ajuda ter se tornado um termo questionável, os maiores inventores – cientistas e artistas do mundo, todos eles foram profícuos estudiosos e todos eles buscaram incessantemente o recurso da Auto-ajuda em todos os meios de conhecimento de suas épocas – incluindo os conteúdos disponíveis e mentores.

E na minha experiência pessoal e profissional, eu descobri nos recursos da Auto-ajuda algo tão marcante e capaz de gerar transformações tão fortes, que de outro modo ou forma (passiva ou tradicional) eu jamais realizaria.

O termo  autoajuda pode se referir a qualquer caso onde um indivíduo ou um grupo (como um grupo de apoio) procuram se aprimorar economicamente, espiritualmente, intelectualmente ou emocionalmente. (Wikipédia)

Como podemos perceber acima, um dos próprios significados do termo Auto-ajuda nos diz muita coisa. Agora imagine alguém que NÃO busca aprimoramento econômico, espiritual, intelectual e emocional?

Pare e pense sobre o que uma pessoa “sem Auto-ajuda” pode se tornar, quais coisas pode produzir, em quais aspectos pode contribuir a sua volta, que tipo de pai – mãe ou filho seria, que profissional se tornaria e de que forma poderia transcender a natureza instintiva que todos temos?

Veja, perceba e conclua que sem Auto-ajuda, tudo torna-se no mínimo complicado e é ainda mais complicado quando vistos em exemplos reais a nossa volta naqueles que ocupam cargos de lideranças e alta direção.

Finalizando e trazendo mais uma vez este assunto para a seara dos desafios do mundo dos negócios, afirmo que se você quer transformar a sua empresa, seus líderes e sua equipe, você precisa investir em desenvolvimento e principalmente, estimular (orientar, cobrar e recompensar) os esforços feitos no auto-desenvolvimento que sempre é facilitado pelos bons e ricos recursos de Auto-ajuda.

Eu acredito que todos nós nascemos para nos“auto-desenvolver” continuamente, eu acredito que quando mais investimos em auto-desenvolvimento, mais felizes e realizados nos tornamos!

E para concluir esta postagem e reflexões, listo alguns itens que podem ser poderosos instrumentos da positiva Auto-ajuda e na minha opinião vai muito além do que de forma restrita muitos acreditam:

  • Livros bons e de temas especializados na sua área de atuação
  • Palestras, seminários e workshops rápidos que trarão insights e reflexões poderosas para a sua profissão;
  • Mentoria com consultores, profissionais ou especialistas de áreas do seu interesse;
  • Coaching focando competências comportamentais (e técnicas) que lhe ajudem a performar melhor na sua área de atuação;
  • Coaching Group mediado por excelentes Coaches/Mentores ou Consultores especialistas em assuntos que apoiem seu negócio e a você mesmo no caminho do crescimento e sucesso;
  • Auto-estudo, ou seja, uma rotina semanal de estudo, pesquisa, leitura, reflexão e busca de conhecimentos por conta própria, seguidos sempre de prática (aprende e aplica);
  • Intercâmbios em instituições de ensino nacionais ou internacionais, ou em empresas e negócios de pequeno, médio e grande porte.

E falando nisto, qual é o livro (ou recurso) de Auto-ajuda que você está lendo (usando) no momento? Compartilha ai por favor, porque eu amo muito tudo isso…rsrsrs

Abraço e até mais!

Back to Blog