Nossos 4 Super poderes…
Muitas vezes ignoramos alguns dos grandes poderes que Deus nos concedeu, onde particularmente acredito que todo ser humano tem dentro de si um potencial ilimitado, imenso e grandioso.
Infelizmente muitos passam por esta terra utilizando-os mediocremente, outros os utilizam da forma errada ou com o foco errado, e tantos outros partem daqui sem ao menos conhecê-los.
Lembre-se que todos nós detemos 4 Super poderes que uma vez trazidos ao nível da consciência, uma vez trabalhados e refinados diariamente, e principalmente bem utilizados, eles são capazes de gerar grandes resultados!
O poder de Falar…
Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo. (Salomão)
Ainda que a “fala” seja um dom reconhecidamente exercido por poucos (e temido por muitos) é a fala que nos dá o grande poder de expressar as nossas ideias e propostas, inspirar outras pessoas e contribuir com outras novas ideias que sempre geram uma 2a. ou 3a. ideia ainda melhor.
É através do exercício da fala que as revoluções ocorreram, que épocas foram transformadas, que reinados foram levantados e derrubados. Até hoje a fala dirigida por pessoas boas impactam a vida de muita gente, a exemplo de uma palestra, um workshop, um programa de treinamento ou até mesmo um discurso ou um simples contar de uma história.
Se todos nós cuidássemos mais daquilo que dizemos todos os dias para nós mesmos e aos outros que nos cercam, acredito que teríamos um mundo minimamente melhor e certamente caminharíamos para uma sociedade mais evoluída e colaborativa.
O poder de Pensar…
Pensar é o trabalho mais difícil que existe. Talvez por isso tão poucos se dediquem a ele… (Henry Ford)
Pode parecer algo óbvio, mas o ser humano é a única espécime do planeta (e até agora do universo) capaz de pensar, refletir e analisar informações diversas, e é através do pensamento que criamos um mundo todo novo.
Perceba que tudo o que existe a nossa volta, foi primeiro construído na mente, foi idealizado através do exercício do pensar – o que nos dota do título: seres humanos.
E ainda que ainda detenhamos os chamados “3 cérebros”: reptiliano: irracional e instintivo, límbico: emocional e neocórtex: racional, poucos de nós no dia a dia usa o cérebro certo.
Se todos nós pudêssemos pensar mais antes de agir, pensar antes tomar decisões ou de tomar parte em situações ou lados, com certeza seríamos mais felizes e espalharíamos mais virtudes neste mundo tão avançado, tecnológico e por vezes (e infelizmente) recheado de ações precedidas de pensamentos pequenos, impulsivos e irracionais.
O poder de Sentir…
Pensamos demasiadamente e sentimos muito pouco. Necessitamos mais de humildade que de máquinas. Mais de bondade e ternura que de inteligência. Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá. (Charles Chaplin)
Assim como ocorre com o pensamento, na condição de seres humanos, todos nós fomos abençoados com a competência humana de sentir, e também podemos processar tais sentimentos de forma racional e dirigida.
Hoje já se sabe que com treino e foco, o ser humano pode redirecionar tais sentimentos de forma a se beneficiar como citam recentes estudos científicos no campo da neurociência, que de forma resumida afirmam que: nós somos capazes por meio de um exercício interno (controle de pensamento e emoções), transformar o nosso exterior (mudança da fisiologia).
O redirecionado das nossas emoções, através de um longo e árduo trabalho de refinamento de controle e inteligência emocional, podem impactar positivamente em nossa capacidade de raciocínio, em nossa energia e disposição, em nosso humor e também saúde (produção de hormônios e substâncias benéficas)
O poder de Fazer…
É comprida a estrada que vai desde a intenção até à execução. (Molière)
Temos ao nosso alcance o poder da ação, ou seja, no fundo todos nós somos capazes de fazer o que quisermos e só não o fazemos quando permitimos que o medo nos domine, pois como diz o consultor e Master Coach Paulo Vieira: “…tem poder quem age…”.
Eu já vi e ainda vejo muitos talentos desperdiçados pelo simples “medo de agir”, porém compreenda que a ação é uma das grandes chaves do sucesso, as pessoas de sucesso agem de forma direcionada e consciente, como também comenta o guru Tony Robins:
“…quando agimos, obtemos resultados, e isto nos motiva, e quando estamos motivados somos impulsionados a agir novamente e assim cria-se um ciclo virtuoso do sucesso…”
Agora lembre-se também que o contrário acima é totalmente verdadeiro: pessoas que não agem, não tem resultados, e quando não tem resultados – elas não se motivam e por fim, desmotivadas acabam por não mais agir.
Então aja, entre em ação, faça, construa e coloque o seu “carro na pista”, afinal de contas o feito é sempre melhor do que perfeito. Pessoas e profissionais de sucesso são aquelas que: agem e corrigem, agem e refinam, agem e melhoram.
Aja e não permita que a falta de ação seja o principal bloqueador da realização dos seus sonhos…
A partir de hoje, passe a coordenar e direcionar melhor os seus 4 poderes e você vai chegar onde nunca chegou, fará coisas que nunca fez, estará com pessoas que nunca esteve e realizará e conquistará mais: fale com sabedoria, pense com clareza, gerencie melhor as suas emoções, e tire as ideias do papel – entrando em ação!
Abraço e excelente mês!!!
Acesse veja também: https://www.linkedin.com/today/author/marcoston